Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERCAMBIANDO

Blog para falar de Arte, Sustentabilidade, Fazer Amigos pelo mundo, Falar do Cotidiano, Experiências , Sentimentos e Relacionamentos das pessoas comuns...

06.03.11

PARA ENTENDER O CARNAVAL BRASILEIRO!


Bete do Intercambiando

Hoje começa o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, do grupo especial!

 

Embora o desfile pareça uma sucessão de fantasias, com um número sem fim de mulheres peladas, o Carnaval não é só isso!

 

Muito pelo contrário, é um espetáculo organizado, com princípio, meio e fim,  e segue todo o desenrolar de um tema proposto, que vai definir como será o enredo!...Muitos chegam a comparar um desfile de carnaval, a uma ópera popular, o que, lhe faz justiça, diga-se de passagem!

 

Encontrado o tema, entram em ação uma série de profissionais gabaritados, muitos com formação acadêmica, vindos de Faculdades de Belas Artes,  para desenvolver o enredo.

 

Há, diversos enfoques para os assuntos escolhidos, podendo ser histórico, crítico, político, homenagem a um personagem, sobre uma sociedade, uma cultura, enfim, assunto é o que não falta para apresentar.

 

Dentro do assunto proposto (tema), o enredo poderá se desenvolver em diversas direções e enfoques....Por exemplo, se o Tema for sobre a Cultura Egípcia, o enredo poderá em uma ala abordar o lado histórico, em outra ala  a religião, em outra sobre os costumes culinários, em outra sobre a fixação da cultura pela vida após a morte, sobre o artesanato, sobre as artes. Como se vê, as abordagens são imensas, mas tudo deverá ter uma conexão!

 

Na apresentação, em primeiro lugar vem a Comissão de Frente, que, nos dias de hoje, acabam por se transformar em um espetáculo à parte, tão técnicas são as coreografias e bem elaborados os figurinos.

 

Segue  aqui, uma apresentação de uma comissão de frente do ano de 2010, da "Unidos da Tijuca", que foi uma grande surpresa, pois os personagens, mudavam de roupa, em plena passarela, sem que ninguém percebesse como isso era feito...Foi uma ousadia e tanto e mereceu NOTA 10, neste quesito, por todos os jurados, e a Escola acabou por se tornar campeã de 2010.

 

Prá não cansar, vou contar o restante em partes, OK?

 

Segue, lá no SABEDORIA POPULAR uma sinopse de um enredo da primeira escola a desfilar hoje, às 21,00 horas ( horário de Brasília)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto da Comissão de Frente  de 2011, de uma escola de samba de Florianópolis/SC integrados por um Grupo do Balé de Boshoi