Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERCAMBIANDO

Blog para falar de Arte, Sustentabilidade, Fazer Amigos pelo mundo, Falar do Cotidiano, Experiências , Sentimentos e Relacionamentos das pessoas comuns...

07.03.11

ESTA NOITE LEVAREI SUA ALMA!


Bete do Intercambiando

Com este tema, a "Unidos da Tijuca", bicampeã do Carnaval do Rio, entrou na Avenida, com uma comissão de frente de arrasar, pelo 2º ano consecutivo.

 

O enredo foi em torno de filmes de terror, suspense, e ação, e a bateria se apresentava com as Fantasias de "Lanterninha", representando os guardinhas do cinema.

 

Na comissão de frente,  seres de outro mundo, bem assustadores, todos vestidos de preto, com cabeleira branca e, em determinado momento caia-lhes a cabeça até a altura da cintura, o que depois colocavam de volta, num sincronismo impressionante de todos os componentes.

 

 

Não houve quem não ficasse intrigado com a peripécia, e também com a mesa que flutuava, num carro alegórico, numa alusão ao filme Harry Poter.

 

Um dos carros alegóricos, tinha uns gorilas que se jogavam das árvores em um cipó, interpretados por alpinistas treinados, devido a complexidade do fato...Em outro carro 30.000 litros de água para abrigar um imenso tubarão que devorava um ser humano, interpretado por um mergulhador que tinha que passar literalmente pela goela do tubarão e retornar a cena...Claro, só aparecia "o antes", por motivos óbvios.

 

Foi um delírio total, com excessão dos críticos mais consevadores que temem, ao aplicar-se tanta tecnologia num desfile de Carnaval, que se perca a naturalidade dos desfiles e uma mudança de rumo cultural.

 

Mas, estive lendo a respeito, no livro O ENREDO de Julio Cesar Farias,  e os entendidos da matéria, dizem " ser impossível conter os rumos que uma cultura caminha espontâneamente, com risco de tornar-se uma cultura completamente fechada, que só sobriveria por conta das poucas pessoas que lutariam para que não se apagasse".

E, pelo que se tem visto, realmente parece ser um caminho sem volta, cada dia mais, irmos nos aculturando com as novas tecnologias...É algo que não se tem como impedir, delas avançarem para o dia-a-dia, para as artes, e para tudo mais.

 

Difícil será outra escola superar tudo que passou na Unidos da Tijuca!...Foi tão im pressionante que, talvez eles mesmos possam vir a ter dificuldades em se superar!

 

 

 

 

 

 

 

 

 FOTOS DA COMISSÃO DE FRENTE DA UNIDOS DA TIJUCA

 

CONTINUAÇÃO NO SABEDORIA POPULAR

 

 

3 comentários

Comentar post