Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERCAMBIANDO

Blog para falar de Arte, Sustentabilidade, Fazer Amigos pelo mundo, Falar do Cotidiano, Experiências , Sentimentos e Relacionamentos das pessoas comuns...

05.05.11

Juventude X Álcool


gicapensando

Postei dias atrás na minha página social fotos de animais torturados em campanha contra maus tratos. Causou óbviamente comoção e alguns compartilharam em prol da causa. Outros aproveitaram a oportunidade para um bate papo descontraído e para confirmação de um Happy Hour naquele dia. Achei inadequado, mas desde que não seja na minha página, preferi não comentar a respeito para não causar mal estar, pois tenho bom senso.

No dia seguinte o mesmo post ainda gerava comentários, mas sobre o tal encontro e não pela causa em si. Trechos ‘amigos, minha cabeça dói’, ‘vamos beber mais então’, ‘ontem foi ótimo, mas o dia seguinte...’.

Estima-se que 78% dos jovens consomem bebida alcoólica, sendo 19% dependentes.  Falando em Brasil, 15% da população tem problemas com álcool. Tomamos por ano 10 litros de álcool puro, acima da média mundial que fica em torno de 6,1%. (FONTE: A LIGA BAND: http://www.youtube.com/watch?v=acaZ9u_CNLM&feature=related )

Anos atrás fizeram valer a lei anti tabagismo, na qual era proibida a veiculação de propaganda de cigarros além da proibição de fumar em locais públicos.  Sabe-se que hoje, o número de fumantes caiu vertiginosamente, já de usuários de álcool aumenta a cada dia, enquanto a idade diminui.

O álcool é uma realidade que mata, gera violência e por que nada esta sendo feito?

Artistas se envolvem em acidentes automobilísticos após beberem,  políticos que dirigem à 190 km/h em perímetro urbano  matando pessoas inocentes, e a justiça se arrastando para julgar crimes tão bárbaros. Isso quando se faz justiça, pq muitos casos com a lentidão da lei o processo expira, fora as corrupções internas.

Gasta-se muito em propaganda sobre a Lei Seca, mas gastam-se milhões em comerciais onde você pode ver o seu craque de futebol, a deusa da música, o ator do momento, ‘tomando aquela gelada’, felizes e animados.

As músicas também tem a sua parcela de culpa, o que está na modinha estimula o hábito de beber e se não bastasse, se embriagar  como você pode conferir aqui http://www.youtube.com/watch?v=GI8yS3aHfns

http://www.youtube.com/watch?v=9Uy6WxnxPaU

http://www.youtube.com/watch?v=2xkMAWGDp04

Isso me leva a crer que trata-se de um fenômeno mundial, mas acredito que aqui, em nosso maravilhoso país, as leis são brandas demais quando se fazem valer, pq uma lei na qual, o condutor pego em flagrante não é obrigado a fazer teste de bafômetro, então não precisava ter lei e a fiscalização é precária demais, quando existe.

É um problema sócio cultural, de uma geração de ouro,

Leis brandas, impunidade é nisso que esses jovens se apegam quando não dão conta da sua própria responsabilidade.

E o prejuízo a saúde pública e a própria? Faculdades que seriam instituições para conhecimento, crescimento, virou ponto de encontro para a saída pro bar, como mostrou o programa Profissão Repórter (Fonte: GLOBO http://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2011/04/jovens-abusam-no-consumo-de-alcool-em-todo-o-brasil.html) . Será que todo esse risco vale a pena?