Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERCAMBIANDO

Blog para falar de Arte, Sustentabilidade, Fazer Amigos pelo mundo, Falar do Cotidiano, Experiências , Sentimentos e Relacionamentos das pessoas comuns...

13.05.11

SALVOS SÃO OS QUE SE SALVAM!


Bete do Intercambiando

No curso de Comunicação Visual trabalhamos muito com representações, e, em todas as disciplinas nos são passados conceitos que nos levem a desenvolver nossa criatividade, e capacidade de representar com poucas imagens o que se quer dizer.

Para poder ilustrar estes conceitos de forma bastante convincente um de nossos professores passou-nos, ontem, o filme "O Perfume", baseado no livro homônimo, escrito por Patrick Süskind que, embora seja uma produção de 2006, a maioria da sala não havia assistido.

Confesso que, num primeiro momento, não consegui entender qual seria a relevância deste filme com nosso curso, mas hoje, após muita discussão conseguimos ver que, realmente, tem tudo a ver.

Primeiro, e mais interessante de tudo como foi "representado o cheiro" no filme... Realmente é impressionante verificar como um filme escuro, quase sombrio, pode de repente estar nos dando a idéia de um cheiro.

Quem asistiu ao filme sabe o quanto chocava a idéia das mortes das virgens, mas, ao fazermos a analogia delas com a "retirada da essencia de cada uma", ( que era o motivo das mortes, para se tirar a essência) e compararmos com nossas vidas, o quanto tiramos, ou são tiradas, nossas essências todos os dias passamos a vê-lo como um filme cheio de metáforas, e que vale a pena parar para ver onde mais teremos figuras e conceitos representativos!

Para quem já viveu um pouquinho não é difícil entender o que significa ficar à mercê de alguém, e permitir que seja tirada sua essência, cada dia um pouquinho, até que lá um belo dia, percebemos que já não existimos mais.

Isso fez-me lembrar de uma frase que tínhamos ouvido, poucos minutos antes, na aula de História da Arte, onde assistíamos a um documentário sobre a vida de Leonardo da Vinci, e ele em determinado momento disse: "SALVOS SÃO OS QUE SE SALVAM"!...Achei tremendamente apropriado para a situação!

A quem desejar assistir ao filme, tem no Netflix

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post