Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERCAMBIANDO

Blog para falar de Arte, Sustentabilidade, Fazer Amigos pelo mundo, Falar do Cotidiano, Experiências , Sentimentos e Relacionamentos das pessoas comuns...

12.06.11

Dia dos Namorados - Receita de Risoto ao Funghi


gicapensando

Para este dia especial, experimentei uma receita nova, e deu tão certo, que compartilho com vocês agora. Certamente esta receita entrará para meu HALL de especialidades. Segue receita:

 

Ingredientes (receita para 4 pessoas)
- 1/2kg de arroz arbóreo (arroz para risoto)
- 1 cebola pequena cortada bem miudinha
- 3 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
- 1 taça de vinho branco seco de boa qualidade
- 2 litros de caldo de carne
- 1 mão cheia de funghi secchi
- sal à gosto

 

Pré-preparo do funghi
Numa vasilha com água morna coloque o funghi para hidratar, uns 20 minutos antes de começar a preparar o risoto.

 

Preparo
Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Deixe evaporar um pouco e continue mexendo.

 

Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Essa etapa deve demorar uns 15 minutos. Vá experimentando o arroz e observando a textura. Reduza aos poucos a quantidade de líquido e  continue mexendo.

 

Etapa 3
Retire o funghi da água e pique os pedaços maiores. Acrescente o funghi no risoto e mexa bem. O funghi irá tingir o arroz. Quando o arroz estiver no ponto, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Adicione a última colher de manteiga, que  deve estar gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que a manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Isso ajudará a dar brilho no seu risoto. Desligue o fogo e já pode apreciar.

 

 

Como a receita exige bastante dedicação do 'chef', o risoto será o prato principal, mas como obtive ajuda do marido fizemos como acompanhamento, medalhão de filet mignon ao forno, e salada de rúcula. No meu caso, o dia dos namorados foi em comunhão na cozinha rsrsrs.

 

Feliz dia dos namorados e bom apetite!

2 comentários

Comentar post