Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERCAMBIANDO

Blog para fazer amigos pelo mundo, falar do cotidiano, experiências , sentimentos e relacionamentos das pessoas comuns!

INTERCAMBIANDO

Blog para fazer amigos pelo mundo, falar do cotidiano, experiências , sentimentos e relacionamentos das pessoas comuns!

  • COMPARTILHAR NO GOOGLE MAIS

  • ARTES E UTENSÍLIOS - CRIANDO E RECRIANDO!

    Quem estuda ou já estudou a história da arte conhece perfeitamente sua importância histórica, cultural, sociológica, e antropológica.

    Lendo um livro que gosto muito da Fayga Ostrower, Criatividade e Processos de Criação, em um trecho ela diz:

     

    “ Quando vemos uma jarra de argila produzida há mais de 5000 anos por algum artesão anônimo, algum homem cujas contingências de vida desconhecemos e cujas valorizações dificilmente podemos imaginar, percebemos o quanto esse homem, com um propósito bem definido de atender certa finalidade prática, talvez a de guardar água ou óleo, em moldando a terra, moldou a si próprio. Seguindo a matéria e sondando-a quanto à “essência de ser”, o homem impregnou-a com a presença de sua vida, com a carga de suas emoções e de seus conhecimentos. Dando forma à argila, ele deu forma a  fluidez fugidia de seu próprio existir, captou-o e configurou-o. Estruturando a matéria, também dentro de si ele se estruturou. Criando ele se recriou”. ( pag. 51).

     

    Vendo qualquer fragmento arqueológico, fica-se a pensar nestas palavras de Fayga, do quanto o homem se configurou e se estruturou ao criar estes objetos, e o quanto podemos conhecer do passado de nossa espécie através deles.

     

     

     

     Imagem do site

     

     http://www.camertola.pt/info/mértola-vila-museu

     

    2 comentários

    Comentar post