Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERCAMBIANDO

Blog para falar de Arte, Sustentabilidade, Fazer Amigos pelo mundo, Falar do Cotidiano, Experiências , Sentimentos e Relacionamentos das pessoas comuns...

03.05.20

Café da manhã com sabor e reforço da imunidade


Bete do Intercambiando

Desde há muito tempo que o Dr. Lair Ribeiro é meu guru.

Médico cardiologista brasileiro, internacionalmente conhecido, com mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas científicas e mais de 38 livros publicados, tem ultimamente bombado no youtube com vídeos de orientação alimentar, outra área a que o Dr. se dedica.

Em vários deles Dr. Lair mostra as propriedades nutritivas e anti-inflamatórias do açafrão. Mas, recomenda que utilize-o juntamente com pimenta que liberará a piperina, potencializando assim, em 20 vezes as propriedades do açafrão.

Como adoro inventar, preparo, desde então um "mimo" para completar meu café da manhã. Estou chamando-o assim, de mimo, por ser um delicado toque que faz toda a diferença no paladar e no olfato, e, ao que tudo indica poderá trazer benefícios à saúde. Fica delicioso, picante mas delicado, perfumado. E, depois de ingerido, sinto-me com grande disposição para enfrentar o dia, uma vez que também tomo junto o café preto... Quanto ao reforço da imunidade, só perguntando para o Dr. Lair Ribeiro...

Mas, vamos lá:

 1 pimenta vermelha bem picada, se preferir menos picante, coloque meia.

1 dente pequeno de alho macerado

folhinhas de alecrim bem picadinhas

8 azeitonas verdes picadas ( se tiver problemas com a pressão, evite as azeitonas)

Azeite de oliva até cobrir o preparado.

Açafrão ralado ou em pó para salpicar por cima na hora de servir. Se quiser coloque, em rodelas, junto ao prepeparado. Porém, se ficar muitos dias sem o consumo ficará bastante picante. A intenção em deixar separado é apenas para não potencializar tanto o ardor.

Coloque em um vidro com tampa e deixe de um dia para o outro para concentrar sabores e cheiros e consuma em cima de panquecas, torradas, pães, com uma fatia de queijo branco e salpique o açafrão. Este, do café da manhã de hoje, foi com panqueca de trigo integral. 

açafrão (2).jpeg

Segue um dos vídeos do Dr. Lair Ribeiro. Tem outros igualmente interessantes no Youtube.

Aqui, o preparado usado com "Requeijão de Inhame", que é outra delícia que promete fazer muito bem a saúde. Você encontra a receita lá no "A gente come lá em casa".

Requeijão Inhame (2).jpeg

 

 

 

4 comentários

Comentar post