Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERCAMBIANDO

Blog para falar de Arte, Sustentabilidade, Fazer Amigos pelo mundo, Falar do Cotidiano, Experiências , Sentimentos e Relacionamentos das pessoas comuns...

30.06.24

Upcycling e Educação - Fluxos Culturais - Arte e Vida


Bete do Intercambiando

Esse trabalho que ora apresentamos é uma continuidade do que vimos fazendo desde 2018, utilizando o lixo como matéria prima nos processos criativos de nossos alunos (Upcycling), e, objeto de nosso mestrado na Universidade Federal de São João del Rei, no Programa Interdepartamental de Pós Graduação em Artes Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS). Essa edição foi aplicada aos alunos da 1ª série A e B do Ensino Médio da Escola Silvino José de Oliveira, da cidade de Americana/SP, a quem agradecemos imensamente pelas habilidades e comprometimento com o projeto. Agradecimentos especiais às nossas Orientadoras Profª.Dra. Zandra Coelho de Miranda,  e Profª. Dra.Fabiana Nunes Merhy-Silva, que me pegaram pelas mãos e me ajudaram a chegar até aqui.

Caso haja interesse pela temática deixaremos no final da postagem os links dos trabalhos anteriores.

Esta exposição, que reputamos como a "maturidade" desse projeto só foi possível graças a parceria com a professora Vânia Emerich Magalhães Soares, professora de língua portuguesa; do grupo gestor que apoiou em todas as etapas, principalmente à senhora diretora Profª. Márcia Forato que nos concedeu um espaço de trabalho, sem o qual jamais teríamos atingido esse nível estético (embora saibamos que ainda existe um longo caminho pela frente, mas sem esse espaço não teríamos chegado até aqui, com toda certeza); e da ajuda inestimável de Erlane e Zildinha a quem, muitas vezes tínhamos que atrapalhar seus trabalhos e elas muito gentilmente nos apoiavam, igualmente. 

A temática do Upcycling em Arte e Educação é uma lacuna nos estudos tanto nacionais como internacionais, o que justifica nossas pesquisas (Merhy-Silva; Pazeto & Miranda, 2024). O projeto contempla as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) de nº 3 (Saúde bem Estar), de nº 4 ( Educação de Qualidade), e de nº11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Está alinhado, ainda, aos princípios nº I, III, IV, V, VII, VIII, IX, mencionados no artigo 6º da Política Nacional dos Resíduos Sólidos brasileira  nº 12305 (2010), aprovada em 14/04/2022).

O início da exposição foi marcada por cartazes sobre o período barroco, que foi o mais trabalhado tanto na disciplina de arte, como de Língua Portuguesa, que era a interdisciplinaridade da eletiva.

barroco blog final.png

Essa trajetória contempla os movimentos sociais, literários e artísticos de alguns períodos de nossa história, onde o poder político e econômico teve suas influências naquelas sociedades, e em seus cotidianos, indo e vindo em suas alternâncias e causando seus impactos. É uma licença poética transformada em esculturas, oriundas, como já dissemos, de resíduos domésticos, como embalagens, papéis descartados, filtros de café usados, colas e tintas. 

Nossa jornada inicia com Dante, assustado, chegando à porta do inferno, episódio relatado em sua Divina Comédia, nos anos 1304, e ilustrada, bem mais tarde (1868) por Gustave Doré, imagem que nos inspiramos.

Dante Blog.png

Fizemos uma parada maior no movimento Barroco, onde a arte sacra e também a profana marcaram toda sua ludicidade e dramaticidade, como bem cabe a esse movimento que busca na religião e nas mitologias sua forma de expressão, nos encantando até os dias atuais. 

o sagrado.png

Pedro e outro.png

Chegamos ao romantismo, e em 1808 Goya pinta “O Gigante” e, Argan (2020), coloca uma dubiedade nessa interpretação que, tanto poderia ser um Gigante, ou o homem que estava se libertando do Teocentrismo e, que só podia contar consigo mesmo, numa imensa solidão.

O gigante.png

Passamos pelo sec. XIX, onde aqueles que radicalizavam pelos ideais das revoluções pagaram com a própria vida (Morte de Marat, Jacques Louis Davi)

Marat_Blog.png

Como havíamos trabalhado algumas mitologias, trouxemos a mesma temática (A queda de Ícaro), marcada por dois momentos: inspirado na obra de Rebecca Matte Bello, anos 1900, sendo uma das primeiras mulheres a terem uma escultura em obras públicas, e, na obra de Martín Villegas Alzate ( 1990), representando a obra numa versão contemporânea.

Ícaro e Dédalo_Blog 2.png

Ícaro_Blog.2.png

E, finalmente chegamos a contemporaneidade, onde o homem se perde, a cada dia, em meio ao que plantou, se atola no lixo que acumulou...

João_Blog.png

Quem poderá nos salvar?...

Aqui fizemos outra licença poética, com a obra A Dança de Henry Matisse (1909).

Quem poderá nos salvar, senão nós mesmos, os sem rosto, os sem cor, os sem gênero, enfim, todos nós numa dança com passos e ritmos diferentes, mas em união para os mesmos objetivos.

A dança_Blog.png

E, finalizamos a exposição com um poema rimado da aluna da 1ª série A do Ensino Médio, Anahí Gimenez Lisboa. E como iniciaram-se os trabalhos desse projeto. Uma ideia, um pedaço de arame e muito, muito papel usado, muitas embalagens, muitos filtros de café usados, muita cola,  e um pouquinho de tinta.

Começou assim_Blog.png

Foi assim que tudo teve início

Esse foi o começo

Tudo parece fictício

Mas, nesse trabalho, desconheço

 

O Barroco admiramos

Onde há drama maior

Ele é lindo, convenhamos

Contemplem essa beleza maior

 

O Romantismo também está presente

Nos causando grandes emoções

Aprecie delicadamente

Tão belo e sem excessões

 

Foi esbelta a trajetória

Porém um longo caminho

Muito amor e história

Com imaginação até parece um filminho

 

Nossos agradecimentos a Samara Dantas pelas fotos.

Caso se interesse pelo nosso trabalho com o upcycling na educação e na arte, veja as demais postagens abaixo:

Upcycling para Construir Poéticas e Saberes/2018 - https://betedeartes.blogspot.com/2019/04/melhores-trabalhos-2018.html 

Humanos em Construção, Arte, Vida e Sustentabilidade - 2019

https://intercambiando.blogs.sapo.pt/humanos-em-construcao-arte-vida-e-99651 

Humanos em Construção - Santos - 2019

https://intercambiando.blogs.sapo.pt/humanos-em-construcao-santossp-100337 

Upcycling para Construir Poéticas e Saberes - ano 2021

https://betedeartes.blogspot.com/2022/01/upcycling-para-construir-poeticas-e.html 

Upcycling o lixo como Potência Criativa - ano 2022

https://intercambiando.blogs.sapo.pt/upcycling-o-lixo-como-potencia-114979 

Cantando e Dançando na Chuva - Ano de 2023

https://intercambiando.blogs.sapo.pt/cantando-e-dancando-na-chuva-118162

 

 

 

 

 

5 comentários

Comentar post