Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERCAMBIANDO

Blog para falar de Arte, Sustentabilidade, Fazer Amigos pelo mundo, Falar do Cotidiano, Experiências , Sentimentos e Relacionamentos das pessoas comuns...

19.05.22

O que é que tem no Tabuleiro da Baiana?


Bete do Intercambiando

Quando iniciamos esse blog em 2010, em um de nossos primeiros posts falamos das diferenças linguisticas entre Brasil e Portugal e citamos as bandejas (aqui) e tabuleiros (lá), mas nos esquecemos que vivemos num país tão extenso e com tantas culturas e nem nos lembramos dos "tabuleiros" cheios de delícias de nossas baianas.

Hoje recebemos em nossa querida escola Coronel Luis Alves, na cidade de Santa Bárbara d'Oeste/SP uma visita que nos encantou. Em seu tabuleiro trouxe toda sua simpatia, alegria, cultura, generosidade, religiosidade, e orgulho de sua etnia. Ela diz que tem nome e sobrenome, mas quer ser chamada de Preta... Preta como a linda cor de sua pele.

Veio toda linda com seu turbante colorido, suas roupas alegres e nos contou sobre seu povo que veio sem ter querido vir... Veio amarrado, amargurado e cheio de suas lembranças.

Nos contou sobre suas comidas deliciosas cheias de azeite de dendê, amendoins e castanhas... Eita povo criativo!...

Contou sua própria história, que deixou a Bahia, para vir se casar com um barbarense que conhecera pela Internet. Contou-nos sobre a delicadeza da mulher baiana quando chama seu homem para comer e ali pudemos reconhecer nossa brasilidade que anda meio perdida no meio de tantas notícias ruins.

Preta conseguiu que os alunos deixassem por 2 horas seus celulares e prestassem atenção na sua fala gostosa, franca e alegre... Não tem como não prestar atenção em Preta. 

Pareceu-nos até que estavam reconhecendo em Preta, tudo que haviam aprendido nas diferentes disciplinas dos Itinerários Formativos que estão cursando na 2ª série do Ensino Médio sobre o povo brasileiro e suas heranças culturais. Tudo aquilo era Preta. Tudo fazia sentido!

...Sem contar o tabuleiro repleto de acarajé, vatapá, camarões secos e molho de pimenta. Com direito a decoração temática e tudo.

...Sim, tudo fazia sentido! Obrigada Preta. Obrigada Professor Geraldo por nos trazer Preta.

Preta.png

Acarajé.jpeg