Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERCAMBIANDO

Blog para fazer amigos pelo mundo, falar do cotidiano, experiências , sentimentos e relacionamentos das pessoas comuns...

06.12.19

Se tudo funcionasse no Brasil com a mesma eficiência da coleta de impostos


Bete do Intercambiando

A eficiência na coleta de impostos brasileira é admirável.

Estive às 12:00 hs do dia de hoje no Poupatempo (Serviço brasileiro que emite documentos, recebe impostos, emite guias de recolhimento, entre outros), para pagar meu IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Às 12:05 hs já estava saindo de lá com meu IPVA pago, minha licença, e com a promessa de pegar meu documento às 15:00 horas.

Tudo seria digno de aplausos não fosse a quantia que lá deixei, R$1470,00 que representa 70% de meu salário e a contrapartida em serviços.

Estive em 1 de Novembro no Hospital Municipal de Americana-SP com o ouvido totalmente tampado e com 50% da audição prejudicada. Fui atendida, mas nada puderam fazer porque não tinham um médico especialista em otorrinolaringologia para fazer o serviço. Recomendaram que eu fosse ao Posto de Saúde de meu bairro. Como já era sexta-feira, final de tarde, fui na segunda-feira, dia 4... Lá fui informada que a marcação de consultas com o clínico geral, que me encaminhará para o especialista, só iniciaria em  4 de Dezembro, ou seja 30 dias depois.

Em 4 de Dezembro, lá vou eu, ainda com meu ouvido tampado, para marcar a dita consulta, que foi marcada para 27 de Janeiro de 2020. Considerando-se que serei atendida por um clínico, que depois me encaminhará para o otorrino e que nesse processo irá, no mínimo mais 90 dias (já tive o mesmo problema anteriormente e demorou 6 meses), significa que terei meu problema resolvido lá pelo final de Março.

Saí dalí e fui ao Ministério Público para fazer uma denúncia ao nosso Serviço Público de Saúde. Ali me informaram que o atendimento só iniciaria após às 13:30 hs. Como tinha que dar aula, voltei apenas no dia seguinte. Ao chegar o meu atendimento fui informada que o atendimento para reclamações da saúde seria às terças-feiras e ontem foi quinta. ...Porque não me falaram isso ontem?

Mas, já me foi tirada toda e qualquer esperança de resolução para meu caso me informando que outros que ali estiveram, com problemas muito mais graves que o meu, não obtiveram sucesso e que o número de reclamantes é grande, e que o ministério público nada pode fazer contra uma tal "lei de responsabilidade fiscal" que obrigou nosso prefeito a tirar o dinheiro da saúde para por a casa em dia. 

Fica uma pergunta que não quer calar:- Será que esta Lei de Responsabilidade Fiscal mexeu também nas mordomias nababescas na qual vivem nossos políticos? Porque tem que ser sempre mexido com o que é mais essencial à nossa sociedade que é a saúde e a educação?

Desde 2016 que Americana vem numa decadência na saúde, fechando postos de atendimento, reduzindo drasticamente o número de médicos. Só para se ter uma ideia, antes disso uma consulta não demorava mais que 3 dias para agendar. Agora estamos com 75 dias da data da primeira visita ao posto até o atendimento.

Os entendidos em impostos vão dizer:- Mas o IPVA não é para pagar a saúde!... Eu sei gente, assim como sei que que todos que passam por isso também sabem e entenderam muito bem onde queremos chegar... Só não entendem aqueles que tem a caneta na mão para assinar leis que apenas favorecem a eles

 

Raiva2.jpg

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.