Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERCAMBIANDO

Blog para fazer amigos pelo mundo, falar do cotidiano, experiências , sentimentos e relacionamentos das pessoas comuns...

11.04.20

Soborô de Bacalhau


Bete do Intercambiando

Já publicamos aqui algumas receitas com sobras de ceias, e o que é, para nós brasileiros o Restodontê e o Soborô, uma brincadeira para não dizer que estamos cozinhando com sobras de ontem e com o que sobrou.

Esta fizemos hoje com as sobras do bacalhau e ficou muito gostosa. 

Poderia ser chamada de croquete, como são chamados a maioria dos bolinhos que "rolam" por aqui, mas, quando se fala em croquete a lembrança é daqueles de boteco (que aliás são ótimos) mas parece meio depreciativo...Então chame do que quiser. Eu chamei de Soborô de Bacalhau.

Você vai precisar de

Sobras de bacalhau desfiado. Mais ou menos 1/2 Kg

2 xícaras de grão de bico ou qualquer outro grão, cozido e escoado a água

1 ovo inteiro

1 colher de manteiga ou margarina

Azeitonas picadas

1 pimenta dedo de moça bem picada

5 colheres de farinha de trigo

Cheiro verde à vontade

Sal à gosto. (Eu não coloquei nenhum, pois o Bacalhau já tinha suficiente. Minha amiga Isabel que não me escute. Não fui uma boa aluna na dessalga do Bacalhau)

Não vai fermento.

Para empanar:

1 ovo inteiro

farinha de trigo

farinha de rosca (Eu usei aquela farinha Panko para empanar comida japonesa, que é excelente, não fosse o preço)

 

Modo de Fazer

Passe no processador os grãos com 1/2 da sobra do Bacalhau. Deixe a outra metade só desfiada para ter uma presença maior de bacalhau ao paladar.

Bata bem o ovo, acrescente nele o cheiro verde, as azeitonas, a pimenta. Junte ao bacalhau processado e o desfiado. Acrescente as 5 colheres de farinha de trigo. Se ficar mole coloque mais uma, mas não mais que isso para que o bolinho não endureça. Enrole, passe primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e por último na farinha de rosca ou na Panko. Leve para assar por 25 minutos, ou até que esteja dourado. Pode fritar também que fica bem mais gostoso, mas eu prefiro assado para evitar a fritura.

Se não der para enrolar, porque a massa ficou meio mole, coloque-a para empanar às colheradas, que dá certo também. Não coloque mais farinha na massa porque endurece o bolinho.

Soborô (2).jpeg