Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERCAMBIANDO

Blog para fazer amigos pelo mundo, falar do cotidiano, experiências , sentimentos e relacionamentos das pessoas comuns...

08.04.22

Tem Muriçoca na Voçoroca?


Bete do Intercambiando

As palavras "muriçoca e voçoroca" são, ambas, de origem tupi e comumente usadas pelos brasileiros para expressar "pernilongo" e "buraco grande", embora, em sua origem tupi a voçoroca seja "terra rasgada", o que realmente ela é, pois as águas pluviais veem rasgando a terra até formar uma cratera.

Mas, não vou entrar aqui nos meandros etimológicos, nem nos pormenores geológicos porque provavelmente teremos um próximo post sobre o assunto, escritos por dois professores de língua portuguesa, uma professora de biologia e um professor de geografia. O assunto é tão extenso que abarca várias áreas do conhecimento, entre elas, também engenharia ambiental.

Verdade é que o assunto da voçoroca veio à baila esta semana através de nossos professores de meio ambiente holístico da Universidade Federal de São João del Rei - MG, e mexeu muito com nossas já grandes preocupações ecológicas e resolvemos colocar o assunto em discussão com nossos alunos em nossas aulas de Projeto de Vida.

Mas, o que tem a ver a Voçoroca com Projeto de Vida?... Tudo, porque as Voçorocas estão ligadas ao nosso passado de mau uso do solo (explorações de metais, erosões, defensivos agrícolas), ao nosso presente, pois existem em alguns lugares do Brasil loteamentos à beira de voçorocas, que poderão causar danos irreparáveis às famílias de seu entorno, e ao nosso futuro, pela necessidade de semearmos novas culturas regenerativas para nosso solo e nosso planeta... Então, que local melhor para esse plantio, do que aos nossos jovens?

Para completar pedimos a eles que pensassem em formas para resolver o problema, para que se acostumem, desde já, com a prática de buscar soluções para questões ecológicas. Nossos jovens vivem um "entorpecimento" provocado pelo uso excessivo do celular e exposição exagerada a jogos digitais, e está mais que na hora de começarem a voltar seus pensamentos pelas questões sociais e ambientais, e as aulas de Projeto de Vida nos propiciam adentrar em vários territórios, para que aprendam, na prática, todas as teorias a que são expostos, diariamente.

No final, um aluno me perguntou em tom de brincadeira se tinha muriçoca na voçoroca, e rimos todos pelo trocadilho. Como tinham um par de "baquetas" nas mãos e estavam loucos para usá-la desde a hora que eu havia entrado na sala, estimulei-os a fazer um sambinha com o tema... Afinal somos brasileiros e não conseguimos viver a vida sem ser intensa e poeticamente. 

 

Voçoroca_Embrapa.png 

Voçoroca - Crédito da Imagem - Embrapa - Nesse post você encontra detalhes geológicos  detalhados sobre o assunto.

2 comentários

Comentar post