Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERCAMBIANDO

Blog para falar de Arte, Sustentabilidade, Fazer Amigos pelo mundo, Falar do Cotidiano, Experiências , Sentimentos e Relacionamentos das pessoas comuns...

10.12.22

Upcycling - O Lixo como Potência Criativa


Bete do Intercambiando

O Upcycling, diferentemente da reciclagem, agrega valor aos resíduos, através do design e da arte. É um movimento muito difundido na Europa, onde já existem feiras de upcycling e os consumidores não se importam em pagar um pouco mais, para que se possa incentivar essa cadeia produtiva (Prata, 2018). É uma cultura que ainda não temos, mas que vale a pena tentar desenvolver, já que, além de se utilizar dos resíduos, desenvolve-se naqueles que praticam, uma consciência ambiental, a criatividade, o foco, e o pensamento científico, uma vez que é necessário uma  investigação sobre as possibilidades de cada elemento, antes de se partir para a criação propriamente dita. Todos os resíduos já possuem um design prévio, que foi feito por pessoas competentes para vender seus produtos, e, portanto, vale a pena se debruçar sobre eles e redesenhá-los em outras bases. É o que estamos tentanto provar em nosso projeto de mestrado pela Universidade Federal de São João del Rei (MG) no Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade - PIPAUS.

Vimos aplicando-o desde 2014, porém, ele foi se modificando e agregando algumas bases conceituais. Caso lhe interesse conhecer mais sobre o projeto acesse aqui e aqui.

Este ano, numa eletiva, desenvolvemos o projeto na Escola Coronel Luiz Alves, na cidade de Santa Bárbara d'Oeste, para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. 

UPCYCLING

Foram confeccionados vasos, inspirados na  arte grega

Upcycling

luminárias de diversos estilos

Upcycling

 escultura/pintura

Medusa.jpg

E, finalmente, os caderninhos.

Confeccionados com caixas de leite , filtros de café, colagens e costuras. Apesar de não estarem na eletiva, expusemos conjuntamente, pelo fato de também eles serem produtos de upcycling. Foram confeccionados nas aulas de Projeto de Vida, para alunos das sétimas séries, e desenvolvidas muitas habilidades na prática: a criatividade, a resiliência, o foco e a solidariedade na manutenção do ambiente e do espaço de trabalho. Com o mote: "Que lugar quero ocupar no mundo", propôs-se ao aluno uma internalização para buscar os lugares que lhe fazem bem, e onde deseja estar, permanecer ou alçar voos. O aluno "buscou seu lugar no mundo" na família, no trabalho, nos hobbies, nos sonhos que deseja realizar. Como disse aos meus colegas de trabalho: do que ensinei, talvez eles não vão lembrar-se de uma palavra, mas do caderninho não vão se esquecer tão facilmente, pois colocaram aí toda sua energia e concentração. Fui intercalando com os conteúdos, mas eles queriam mesmo era fazer o caderninho, mesmo com todas as dificuldades para concluí-lo, pois são peças bastante elaboradas.

Exposição Caderninho.jpg

Nossos agradecimentos a todos esses alunos que deram o seu melhor nesses trabalhos com um certo grau de complexidade, pois tiveram que transformar lixo em arte e beleza. 

Referência no post

PRATA, Maria. Mundo S/A. Upcycling: A Reciclagem que Cria um produto de maior Valor. Globo News. Rio de Janeiro. 2018.

 

Bibliografia do Projeto

AGAMBEM, Giorgio. O que são contemporâneo e outros ensaios; [tradutor Vinícius Nicastro Honesko]. Chapecó-SC: Argos, 2009

 BLASO, Vivian César; CINCOTTO Sidney, OLIVEIRA, Valmir Martins – CIDADES AFETIVAS – Uma Via Ecológica para o Bem-Viver - Revista eMetrópolis nº 32

BONFATO, Antonio Carlos. Macedo Vieira: Ressonâncias do modelo Cidade-Jardim. São Paulo: Editora Senac, 2008

BREMAND, Nathalie . "A Colônia de REUNION no Texas (1854-1858)". Os primeiros socialismos - Biblioteca virtual da Universidade de Poitiers. Publicado online em 05 de junho de 2009. URL: http://premierssocialismes.edel.univ-poitiers.fr/collection/lacolonedereunionautexas . (Acessado em 14 de novembro de 2022)

BREMAND Nathalie  "Etienne Cabet após a "Voyage en Icarie" (1840)". Os primeiros socialismos - Biblioteca virtual da Universidade de Poitiers: [Online] Publicado online em 22 de abril de 2010. URL:<http://premierssocialismes.edel.univ-poitiers.fr/collection/etiennecabetapreslevoyageenicarie> . (Acessado em 14 de novembro de 2022)

BROCCHI, Davide - The Cultural Dimension of Sustainability- Universität Hildesheim. Hildesheim, Alemanha, 2008

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007

CSIKSZENTHMIHALYI, Mihaly – Flow -The Psychology of Optimal Experience. Objetiva, 2020

HONORÉ, Carl. Devagar: Como um movimento mundial está desafiando o culto da velocidade. Rio de Janeiro: Editora Record, 2019.

MARINO, A. Albrecht Dürer’s Ideal City: Deconstructing its Biases, Meanings, and

Implications. Journal Of The Lucas Graduate Conference, 9, 30-51: 2021. Retrieved from

https://hdl.handle.net/1887/3246795

MESQUITA, Beatriz Chagas de. Empreendimento Solidário de Beneficiamento de Resíduos Recicláveis (upcycling) do Titanzinho, Serviluz, Fortaleza-CE, 2013

MORRISON, Tessa. Unbuilt utopian cities 1460 to 1900: Reconstructing their Architecture and Political Philosophy /Routledge 2 Park Square, Milton Park, Abingdon, Oxon OX14 4RN 711 Third Avenue, New York, NY 10017, USA, 2016.

MORUS, Thomas. A Utopia. São Paulo: Atena Editora, 1956

PRATA, Maria. Mundo S/A. Upcycling: A Reciclagem que Cria um produto de maior Valor. Globo News. Rio de Janeiro. 2018

WAHL, Daniel Christian. Design de Culturas Regenerativas. Rio de Janeiro: Bambual Editora, 2020.

 

4 comentários

Comentar post